quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OFICINAS OFERECIDAS EM 2011:

LETRAMENTO PORTUGUÊS – Professora Voluntária Cristina: Foi apresentando aos alunos a proposta de realizarem um jornal escolar. Hoje o jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, conteúdos  que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. Tem como objetivo:

  •  Estimular a leitura e a escrita;
  •   Despertar a criatividade;
  •   Proporcionar a formação critica quanto    as informações recebidas;
  •   Promover a integração dos alunos;
  •   Trabalhar informações e temas atuais;
  •   Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar informações;
  •   Incentivar a cooperação.




MATEMATICA – Professor voluntário Silvio: Os alunos receberam orientação para trabalhos de matemática com jogos virtuais, desafios que trabalham o raciocínio lógico, proporcionando aos mesmos uma forma diferenciada de tratarem a matemática como uma matéria de uso diário, essa oficina tem turmas de 7° e 8° series separadas por terem no currículo regular assuntos diferentes, portanto a oficina respeita e segue o conteúdo programado no ensino regular.

XADREZ  - Professor voluntário Silvio:  Os alunos receberam as primeiras instruções sobre o nome das peças e sua movimentação no campo de batalha, começando pelos peões, seguido de torres e pelo restante do exército. Cada aluno enxadrista recebeu um folheto contendo o contexto histórico, o valor numérico de cada peça, seus movimentos, o xeque e o xeque-mate. Foi levada a turma para que seus alunos pudessem ter o primeiro contato com o xadrez, tanto no tabuleiro real e no tabuleiro virtual.

GRAFFITE - Professor voluntário Leandro Emerson: Os alunos tiveram a apresentação da oficina pelo professor Leandro, sobre técnicas, letras e forma de escrita e desenho de graffite. Recebem instruções sobre o alfabeto (letras) utilizados neste tema, começam a utilizar a técnica de escrita e desenhos. Foi apresentado um vídeo educativo entre a diferença de grafite e pichação, mostrando o valor artístico do mesmo, que hoje esta inserido a cultura urbana, muito utilizado como método pedagógico sócio educativo.
O professor Emerson entra em substituição ao professor Leandro. Fez uma explanação da sua especialidade em personagens no grafite, neste ponto os alunos que detém uma dependência melhor e mais facilitada ao desenho, tiveram um desenvolvimento bastante considerável no que se concerne ao conteúdo apresentado.
Prevenção de intoxicação reforçando a utilização de mascaras e ao mesmo tempo o não desperdício de material. Preparo da tinta, ajuste de pressão.

DANÇA – Professora voluntária Carol: Foi apresentada aos alunos a oficina a produção esperada e apresentação de dança. Nesta oficina os alunos têm  dois estilos de dança: Ragga Jam e Hip & hop . Nas aulas iniciais houve total receptividade dos mesmos no que concerne a conscientização da cultura da dança e reconhecimento da arte como atividade motora e cooperação mutua, interpessoalidade. Neste inicio aprendem os passos sociais, base de dança, passos e coreografias. 


PROVAVEL OFICINAS OFERECIDAS EM 2012:

  • LETRAMENTO MATEMATICA;
  • CAPOEIRA;
  • DANÇA;
  • GRAFITE;
  • RADIO


 


RETROSPECTIVA 2011 CEF 01/NB

Olá Pessoal!!!

Estamos de volta para postar em nosso blog todas as atividades do CEF 01, nosso querido sapão.
Neste ano tivemos algumas atividades do Projeto Mais Educação, onde os alunos puderam fazer oficinas no contra turno das aulas. Foram contemplados os alunos dos 8º e 9º ano (7ª e 8ª series), estes alunos puderam optar por uma das oficinas como: Letramento Português, Letramento Matemática, Grafite, Dança e Xadrez ou até mesmo optar por todas. Essas aulas tiveram um direcionamento de apoio aos alunos e aprendizado, foram motivados e tiveram apoio de alguns professores. As oficinas são ministradas por Universitários em formação ou formados que são voluntários deste projeto, tinham aulas as 2º, 3º, 5º e 6º feiras por um período de 1 hora/aula, essas eram teóricas e praticas, procurando sempre o trabalho de conscientização social.

Tivemos também a festa da primavera, abertura dos jogos escolares, premiações, almoço com professores entre outras atividades.
Tudo isso com o apoio total da direção da escola onde nossa Diretora Marilin esteve sempre presente juntamente com a vice-diretora Marcela e demais corpo de trabalhadores do CEF 01. Esperamos que no próximo ano, continuemos com essas atividades e que o blog possa continuar levando informações aos leitores que não nos abandonaram e continuam marcando presença com suas visitas.
Esperamos que novos alunos de continuidade ao nosso trabalho para que sempre o CEF 01 possa ser uma das Escolas mais antenadas do Núcleo Bandeirante.
Feliz 2012 a todos que estiveram e estarão conosco neste ano.
Equipe do Mais Educação