quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OFICINAS OFERECIDAS EM 2011:

LETRAMENTO PORTUGUÊS – Professora Voluntária Cristina: Foi apresentando aos alunos a proposta de realizarem um jornal escolar. Hoje o jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, conteúdos  que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. Tem como objetivo:

  •  Estimular a leitura e a escrita;
  •   Despertar a criatividade;
  •   Proporcionar a formação critica quanto    as informações recebidas;
  •   Promover a integração dos alunos;
  •   Trabalhar informações e temas atuais;
  •   Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar informações;
  •   Incentivar a cooperação.




MATEMATICA – Professor voluntário Silvio: Os alunos receberam orientação para trabalhos de matemática com jogos virtuais, desafios que trabalham o raciocínio lógico, proporcionando aos mesmos uma forma diferenciada de tratarem a matemática como uma matéria de uso diário, essa oficina tem turmas de 7° e 8° series separadas por terem no currículo regular assuntos diferentes, portanto a oficina respeita e segue o conteúdo programado no ensino regular.

XADREZ  - Professor voluntário Silvio:  Os alunos receberam as primeiras instruções sobre o nome das peças e sua movimentação no campo de batalha, começando pelos peões, seguido de torres e pelo restante do exército. Cada aluno enxadrista recebeu um folheto contendo o contexto histórico, o valor numérico de cada peça, seus movimentos, o xeque e o xeque-mate. Foi levada a turma para que seus alunos pudessem ter o primeiro contato com o xadrez, tanto no tabuleiro real e no tabuleiro virtual.

GRAFFITE - Professor voluntário Leandro Emerson: Os alunos tiveram a apresentação da oficina pelo professor Leandro, sobre técnicas, letras e forma de escrita e desenho de graffite. Recebem instruções sobre o alfabeto (letras) utilizados neste tema, começam a utilizar a técnica de escrita e desenhos. Foi apresentado um vídeo educativo entre a diferença de grafite e pichação, mostrando o valor artístico do mesmo, que hoje esta inserido a cultura urbana, muito utilizado como método pedagógico sócio educativo.
O professor Emerson entra em substituição ao professor Leandro. Fez uma explanação da sua especialidade em personagens no grafite, neste ponto os alunos que detém uma dependência melhor e mais facilitada ao desenho, tiveram um desenvolvimento bastante considerável no que se concerne ao conteúdo apresentado.
Prevenção de intoxicação reforçando a utilização de mascaras e ao mesmo tempo o não desperdício de material. Preparo da tinta, ajuste de pressão.

DANÇA – Professora voluntária Carol: Foi apresentada aos alunos a oficina a produção esperada e apresentação de dança. Nesta oficina os alunos têm  dois estilos de dança: Ragga Jam e Hip & hop . Nas aulas iniciais houve total receptividade dos mesmos no que concerne a conscientização da cultura da dança e reconhecimento da arte como atividade motora e cooperação mutua, interpessoalidade. Neste inicio aprendem os passos sociais, base de dança, passos e coreografias. 


PROVAVEL OFICINAS OFERECIDAS EM 2012:

  • LETRAMENTO MATEMATICA;
  • CAPOEIRA;
  • DANÇA;
  • GRAFITE;
  • RADIO


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário