sexta-feira, 10 de junho de 2011

Drogas no Ambiente Escolar

Assunto que muitas vezes não é muito debatido nas escolas e acaba sendo deixado de lado, porém, debater sobre Drogas tem uma importância enorme, principalmente nas Instituições Educacionais, onde se faz necessário mais atenção e requer mais cuidado, pois suas conseqüências podem ser catastróficas para o usuário.      

Para entender um pouco mais sobre o assunto:

O que é:
            É um termo que abriga uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógeno que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.
Tipos:
§  Depressora - diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcoolbarbitúricosmaconha, diluentes, quetaminacloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc).
§  Psicodistropticas ou alucinógenas – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelosLSDMDMA ou Ecstasy, etc.
§  Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaínacrackcafeínateobromina (presentes em chocolates), GHBmetanfetaminaanfetaminas (bolinha, arrebite) etc.
Quanto à forma de produção do indivíduo no comportamento cerebral podendo atrapalhar o processamento ou não, classificando-se como naturais, semi-sintéticas, sintéticas.

O consumo de drogas continua a crescer, principalmente entre aqueles que não têm informações suficientes sobre as conseqüências desse hábito. O álcool continua na liderança, a cocaína e maconha já “conquistaram” suas posições entre as mais consumidas, mas quero alertar que a droga que mais vem conquistando usuários é o CRACK. Ela é de adição rápida e de difícil recuperação, ou seja, é muito difícil largar o vício.

“Esta observação é constante entre todos nós, psicólogos e psiquiatras, que tratamos de drogadictos.”  Disse o Psicólogo Paulo Cesar em seu blog: (PSICOLOGO PAULO CESAR).
O uso excessivo de drogas pode causar anemia dentre outros. Veja a seguir algumas pessoas que usam/usavam e os efeitos causados pelas substâncias:




O uso de drogas pode ser combatido com a ajuda de concientização e compromisso das escolas, através de palestras, textos informativos e recursos de reconhecimento dos efeitos e da mesma, neste sentido faz-se necessário o apoio das Instituições Educacionais em conjunto com a direção e professores, que faram parceria com algumas entidades do governo a exemplo a policia civil que tem um projeto intinerante neste sentido. A escola por ser uma extenção do convívio da criança ou do adolecente onde passam boa parte do seu dia, deverá ser um aliado juntamente com pais e responsáveis dos alunos.



Viva uma vida sem drogas!
Por: Rodrigo Pires

11 comentários:

  1. eu descobri varias coisas que eu nao sabia nessa matéria eu achei otimo

    ResponderExcluir
  2. gostei muito e achei interessante,porque mostra as causas e os efeitos da droga.

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito,por que assim agente apender mais sobre as drogas e ver o quanto prejudica a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  4. As drogas estão destruindo cada vez mais a vida de dos jovens , a materia pode nós mostrar o que ela pode fazer com os anos prejudicando a vida deles podendo chegar a morte mais rapido !!
    ficou muito interessante!
    Parabens !!

    ResponderExcluir
  5. Conteúdo e Interessante e muito exclarecedor

    ResponderExcluir
  6. essa materia é muito otima,nos ajudas a nao usar drogas.eu conhece uma pessoa que era acostumada em cigaros nao vivia sem um cigaro,hoje ela é evangelica e nao usa mais cigaros. essa materia é muita boa drogas so faz mal a nossa saude.bjs e nao usem drogas....

    ResponderExcluir
  7. Eu,gostei e achei muito bom,porque fala e argumenta sobre a questao das drogas nas escolas,e tambem acho que os policias deviam sempre ficar vigiando as escolas interno e externo é o que se passa nas salas de aula.

    ResponderExcluir
  8. Eu achei muito interesante pois consientizam todos nos os efeitos colaterais das drogas !

    ResponderExcluir
  9. Eu achei muito interessante essa materia , pois mostra o que a droga faz na vida de uma pessoa , mostra o seu envelhecimento com o uso da droga e explica muito bem o que é a droga . Concordo com o Rodrigo viva a vida sem drogas !

    ResponderExcluir
  10. a postagem ficou muito bom , pois consientiza os alunos a não se envolverem , mais não adianta muito , acredito que todos temos um amigo que já experimentou algum tipo de droga ! Diga não as drogas .

    ResponderExcluir
  11. esse é polemico, temos que abri nossos olhos com isso, pra cair nessa "tentação" é mole. temos que se concientizar das doenças que ela causa e do tanto que ela é prejudiciar a nossa saúde !

    ResponderExcluir