segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alunos fazem movimentação contra Greve de Servidores


Exatamente no dia 23 de março de 2011, uma manifestação feita por alunos do C.E.F. 01 N.B. aconteceu, por motivos de revolta devido a sujeira e mal estado do hambiente escolar causada pela Greve de Servidores. Salas de aula, pátio, dentre outros, são alguns exemplos de ambientes nos quais precisam da ajuda dos Servidores.
Há algum tempo, os Servidores do C.E.F. 01 N.B. fizeram greve para que o salário designado à eles, fosse devidamente pago.

“Os servidores públicos estão mobilizados contra os ataques anunciados pelo governo Dilma. Demonstraram sua força no lançamento da Campanha Salarial 2011 em ato unitário que reuniu cerca de 5 mil servidores em frente ao Congresso Nacional, no dia 16 fevereiro.
Após essa vitoriosa manifestação, em reunião ampliada, realizada no dia 18 de fevereiro, que contou com a presença de 25 entidades nacionais, foi aprovado o indicativo de greve para a primeira quinzena de abril e uma nova manifestação nacional no dia 13 do mesmo mês. Nessa reunião também foi definido um calendário de mobilizações para o semestre. Estão previstos
atos e plenárias, que serão realizados no decorrer do período. As medidas apresentadas pelo governo e que atingem os serviços e servidores públicos não ficarão sem resposta.” Disse o Blog Jacaré Parado Vira Bolsa.

Veja à seguir um comentário encontrado via Blogger (Jacaré Parado Vira Bolsa):
“Mal começou o governo Dilma e já vem uma bomba dessas. Por que não congelam os salários dos deputados? Por que para eles tem aumento absurdo de mais de 60% e para o povo nada? Ainda bem que não votei nela, pelo menos disso eu me orgulho.”

Mas a minha crítica é: “Se os alunos não querem estudar em um ambiente sujo, então porque os mesmos não param de sujá-los?”.
Existem várias escolas pelo Brasil afora que muitas vezes nem tem professores, e conseqüentemente, não há aulas, e aqueles alunos fazendo rebelião por motivos infantis. Se ao menos não houvesse aula, a rebelião teria algum motivo realmente importante, mas nós, alunos, podemos fazer nossa parte não sujando a escola. O vandalismo tem acontecido no C.E.F. 01 recentemente, por alunos mesmo. Banheiros pixados é um exemplo bem freqüente, vejas fotos à seguir:



Alguns atos como esse, levam ao vandalismo. Até janelas quebraram nessa "manifestação". Isso, é vandalismo, não um movimento contra a greve. Todos devem conscientizar-se de que a Greve foi feita com o intuito de receber o salário correto, então, todos devemos preservar o ambiente escolar para que nenhuma rebelião como essa aconteça de novo.









Veja agora um vídeo feito por um aluno, mostrando como estava a situação:



Fontes: Oficina Sapão (Sapão Noticias) e "Jacaré Parado Vira Bolsa".
Por: Rodrigo Pires

7 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem crítica e de grande conscientização. O bom jornalista está no lugar certo na hora certa e sabe ter uma visão ampla dos acontecimentos, dando sua opinião com sujestões que poderão ser seguidas. Ressalta o espaço que deu a solidariedade com os trabalhadores do SAE. Gostei muito da reportagem e da nova cara do blog.
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo você tem bastante senso crítico e realizou um bom artigo. Vejo que conseguiu fazer uma comparação e ao mesmo tempo uma critica bastante clara ao alunos, que para ter é preciso fazer e dar o exemplo, como reivindicar uma escola limpa se não a conservação por parte dos estudantes. Parabéns gostei muito e acredito, que está no primeiro passo para um grande escritor. Miguel

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, seu texto traz componentes pra reflexão. Na verdade se os alunos tivessem realizado uma manifestação e não uma rebelião como vc mesmo cita, teria sido mais um ato democrático. Fico feliz em perceber que temos alunos preocupados com a sociedade como um todo. PS.: Votei Dilma e não me arrependi.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Rodrigo pelo texto! Concordo plenamente com o que você disse. É necessário fazer essas reflexões para que as manifestações não se transformem em atos de desrespeito ao espaço e patrimônio público. E foi muito bem colocado também tua posição de respeito e "apoio" aos servidores.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, há alunos que têm muito o que aprender, não só em questão de conhecimento, mas principalmente no que diz respeio a direitos e deveres.
    Como diria o Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica"
    Foi no que deu o movimento "furado" dos alunos que se acharam no direito de badernar ao invés de reivindicarem pacificamente.
    Conversa civilizada e tomada de decisões fazem parte do processo. Nada de ir tumultuando, gritando e quebrando coisas... nã nã ni nã não!
    Que King Long, hein, pessoal?
    Já servirá de alerta para futuras manifestações...

    Parabéns ao pessoal do blog, meus queridos alunos!

    Contem comigo!

    T+

    ResponderExcluir
  6. Eu,achei interessante sobre a movimentacao que os alunos fizeram,mas acho que os alunos não deveriam ter feito esse tipo de protesto,pois todas as salas ja'estavam limpas.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal,eles lutarem por seus direitos mas o fato de vandalismo foi um ato ruim,que não deveria ter acontecido

    ResponderExcluir